sábado, 18 de agosto de 2018

Formação do I módulo em Olivença


O I modulo dos saberes Indígenas foi iniciado na Aldeia Mãe em Olivença  nos dias 06, 07  e 08 de agosto de 2018, com a presença da supervisora Marcia Sanger, os coordenadores de ação Maria Cristiane dos Santos e Jaqueline de Jesus, os Orientadores Rosilene Souza, Rita Chaves e Admilson Amaral e os cursistas conforme a frequência em anexo.
Deu-se inicio com o Poransy, (canto tradicional)  logo em seguida fizemos uma atividades em grupo de auto avaliação do saberes indígenas como praticas em sala de pedagógicas do inicio até o presente momento. Terminando as atividades cada grupo fez-se as apresentações através de cartazes abrindo para debate onde cada um expressou suas praticas e dificuldades encontrada em sala de aula.
Márcia Senger falou sobre as ações dos saberes no ano de 2018 e deu alguns informes sobre a continuidade do programa.  Seguido a leitura compartilhada do texto primeiros passos pelos caminhos da alfabetização e do letramento das múltiplas linguagens na educação intercultural indígena. Após a leitura do texto foi aberto à discussão em que o mesmo trouxe em suas praticas pedagógicas através da vivencia de Zabelé como referencias, assim também como nossos anciões da aldeia tem grande historias  de vidas para ser contada servindo de exemplo para praticas de vivencia do cotidiano na aldeia.
A partir da leitura do texto, fomos para as praticas da pintura corporal, houve uma explanação sob observação da utilização da pintura corporal e a representação da mesma no momento em que é utilizada. Cada um trouxe uma perfil da pintura para cada cerimonial dos  Tupinambá utiliza, como exemplo na caminhada em memória aos mártires ( dor), nos jogos indígenas Tupinambá  (alegria), movimentos de protesto (luta), e outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário