sábado, 27 de outubro de 2018

Formações dos Saberes II Módulo 2018

As formações de professores indígenas do II módulo do Programa Saberes Indígenas na Escola aconteceram em diversos pontos na região do Extremo Sul e Sul da Bahia, envolvendo os três povos indígenas. Esse módulo teve como objetivo a Avaliação e o planejamento nas escolas indígenas. A formação para os professores orientadores referentes a esse II módulo aconteceu durante os dias 16, 17 e 18 de agosto de 2018 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em Porto Seguro/BA. Em sequencia, esses professores orientadores organizaram e realizaram as formações com os professores cursistas nas aldeias. A formação dos professores Pataxó da região de Santa Cruz Cabrália, aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de setembro na Escola Indígena de Coroa Vermelha; para os Pataxó da região do Prado aconteceu na Aldeia Águas Belas no Centro de Vivência da comunidade, durante os dias 29, 30 e 31 de agosto; parte dos professores do Território Barra Velha reuniram-se nos dias 12, 13 e 14 de setembro na Escola Indígena Pataxó Boca da Mata no município de Porto Seguro. Os professores Tupinambá da região de Ilhéus realizaram sua formação na sede da Associação dos Machadeiros nos dias 05, 06 e 12 de setembro em Olivença, os professores Tupinambá da Serra do Padeiro se reuniram nos dias 03, 04 e 05 de setembro no Colégio Estadual Indígena Tupinambá na Serra do Padeiro; Os professores Pataxó HãHãHãe realizaram as suas formações nos dias 04, 05 e 06 de setembro no Colégio Estadual Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu. Essas formações aconteceram posteriormente às formações com os professores orientadores indígenas, que por sua vez, organizaram e realizaram as formações com os professores cursistas nas aldeias.
O III módulo da formação dos Saberes Indígenas na Escola iniciou no dia 17 e segue até o dia 19 de setembro no IFBA, de Porto Seguro/BA, onde estão sendo planejadas as formações que serão aplicadas nas aldeias. Nesses módulos são discutidos diversos assuntos relacionados à Educação e Luta dos povos indígenas. Neste módulo o objetivo geral é discutir temáticas tais como Planejamento Interdisciplinar, Metodologias de Ensino da Língua Indígena, Educação Inclusiva e Sociabilidades Infanto-juvenis na perspectiva das reflexões dos Conhecimentos, Saberes, Práticas e Artes Indígenas.



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