As
formações de professores indígenas do II módulo do Programa Saberes Indígenas
na Escola aconteceram em diversos pontos na região do Extremo Sul e Sul da
Bahia, envolvendo os três povos indígenas. Esse módulo teve como objetivo a
Avaliação e o planejamento nas escolas indígenas. A formação para os
professores orientadores referentes a esse II módulo aconteceu durante os dias
16, 17 e 18 de agosto de 2018 no Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia da Bahia (IFBA), em Porto Seguro/BA. Em sequencia, esses professores
orientadores organizaram e realizaram as formações com os professores cursistas
nas aldeias. A formação dos professores Pataxó da região de Santa Cruz
Cabrália, aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de setembro na Escola Indígena de
Coroa Vermelha; para os Pataxó da região do Prado aconteceu na Aldeia Águas
Belas no Centro de Vivência da comunidade, durante os dias 29, 30 e 31 de
agosto; parte dos professores do Território Barra Velha reuniram-se nos dias
12, 13 e 14 de setembro na Escola Indígena Pataxó Boca da Mata no município de
Porto Seguro. Os professores Tupinambá da região de Ilhéus realizaram sua
formação na sede da Associação dos Machadeiros nos dias 05, 06 e 12 de setembro
em Olivença, os professores Tupinambá da Serra do Padeiro se reuniram nos dias
03, 04 e 05 de setembro no Colégio Estadual Indígena Tupinambá na Serra do
Padeiro; Os professores Pataxó HãHãHãe realizaram as suas formações nos dias
04, 05 e 06 de setembro no Colégio Estadual Indígena Caramuru Catarina
Paraguaçu. Essas formações aconteceram posteriormente às formações com os
professores orientadores indígenas, que por sua vez, organizaram e realizaram
as formações com os professores cursistas nas aldeias.
O III módulo da formação dos Saberes Indígenas
na Escola iniciou no dia 17 e segue até o dia 19 de setembro no IFBA, de Porto
Seguro/BA, onde estão sendo planejadas as formações que serão aplicadas nas
aldeias. Nesses módulos são discutidos diversos assuntos relacionados à
Educação e Luta dos povos indígenas. Neste módulo o objetivo geral é discutir
temáticas tais como Planejamento Interdisciplinar, Metodologias de Ensino da
Língua Indígena, Educação Inclusiva e Sociabilidades Infanto-juvenis na
perspectiva das reflexões dos Conhecimentos, Saberes, Práticas e Artes
Indígenas.
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