Nos dias 25, 26 e 27 de
julho do ano 2018, aconteceu no Colégio Estadual Indígena Tupinambá Serra do
Padeiro a formação do primeiro modulo, programa saberes indígenas 2018. Essa
formação foi coordenada pelo professor orientador Airan de Sousa Lima, com a colaboração
dos professores Agnaldo, Maria da Conceição e Cássia Barbosa. A professora
Cássia Barbosa apresentou seu trabalho de conclusão de curso trazendo como
tema: Serra do Padeiro História, Identidade e Conflitos Século XXI. Seguindo a professora Maria da Conceição que
também apresentou seu trabalho de conclusão de curso, que teve como tema:
Educação Indígena e Educação Escolar Indígena. Contamos também com a
apresentação do Professor Agnaldo que apresentou seu trabalho de conclusão de
curso, com o tema: Entre Fontes Bibliográficas e Memórias Orais na Prática da
Educação Escolar Indígena; onde ressalta a história baseadas em fontes
bibliográficas e nas memórias no âmbito da educação indígena e educação escolar
indígena, tendo como exemplo a trajetória do povo Kariri - Sapuyá, umas das
etnias que compõem o povo pataxó Hã-hã-hãe. Durante esses três dias os
professores participaram ativamente das atividades propostas. Os mesmos
realizaram atividades de pinturas corporais, fazendo as experiências dessas pinturas,
que foi um momento de aproximação e aprendizagem, pois muitos professores nunca
tinham feito essa experiência. Os professores traçaram propostas de atividades,
visando fortalecer a nossa escola através dos nossos anciões, que é a fonte de
sabedoria de nosso povo, e com isso nossa cultura é fortalecida cada vez mais.
Durante todas essas
atividades os professores cursistas e alguns que participaram, fizeram a
leitura dos textos: Primeiros Passos Pelos Caminhos da Alfabetização e do
Letramento das múltiplas Linguagens na Educação e o texto do professor Domingo
Nobre “ Letramento ou Escolarização? Escola e Projeto de Sociedade, que Escola
Temos e Que Escola Queremos, fazendo com que os professores refletissem sobre
as práticas pedagógicas em nossas escolas, buscando assim mudanças nos métodos
de ensino, cada professor produziu textos relatando a real situação das nossas
escolas indígenas buscando soluções de melhoras a partir do projeto saberes.
Durante esses três dias de formação, todos os objetivos foram alcançados, os
professores saíram entusiasmados com os trabalhos realizados, deixando já
agendadas algumas visitas aos nossos anciões, para que nossa história seja
contada através deles “ história viva”.
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