Durante essa semana, de 03 a 07 de maio de 2016 está sendo realizada a formação dos orientadores para o II Módulo do Saberes Indígenas na Escola com foco na seguinte temática: Tema Gerador, Interdisciplinaridade e Hipóteses de Leitura e escrita, tendo como principais pontos na programação:
- Socialização dos trabalhos sobre Direito de Aprendizagem realizados no último encontro nas aldeias: Pataxó, Tupinambá e Pataxó hãhãhãe.
- Interdisciplinaridade e temas geradores, com leituras de textos relacionados ao tema e atividades práticas a exemplo da construção da proposta curricular para escolas indígenas nas séries iniciais do ensino fundamental com os temas geradores pensados.
- Teorias dos processos de aprendizagem baseado na leitura de alguns teóricos (Piaget, Vygotsky, Emilia Ferreiro).
- Hipóteses silábicas/avaliação através de diagnóstico, com exposição teórica sobre "Psicogênses da Lingua escrita, atividades práticas que envolvem a identificação das hipóteses silábicas através de escrita dos alunos e preenchimento de tabelas/diagnóstico.
- Aprendizagem da Leitura e da escrita com leituras coletivas, elaboração de atividades baseados na leitura e na experiência de cada professor, socialização das atividades por meio de cartazes e explanação sobre as "atividades de hipóteses"
- Língua indígena com oficinas da língua Pataxó
- Diagnóstico sobre material didático
- Organização do Seminário que será realizado com a presença de todos os participantes do saberes para socialização do material produzido, palestras sobre formação de professor, grupos de trabalhos e oficinas.
Em breve, compartilharemos os resultados da formação
AWÊRY
Nenhum comentário:
Postar um comentário